A necrose é o termo utilizado para indicar a morte celular no organismo vivo, mostra a aparência do tecido após a oncose.
Oncose é a própria morte celular, temos como exemplo a oncogenes que seriam responsáveis pelo aparecimento de neoplasias.
Apoptose é considerada a morte celular programada, onde a célula é estimulada a se desfragmentar por lesões de DNA, acúmulo de proteínas mal dobradas, lesão celular em certas infecções ou até atrofia patológica. A diferença entre esta e a oncose é que na apoptose a célula ainda está viva e há gasto de ATP para se realizar todo o porcesso chegando após à oncose.
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
Degenerações reversíveis (esteatose)
A esteatose é uma lesão muito comum no fígado, mas existem alterações que podem desencadear esteatoses. Essas lesões aparecem quando há um agente que interfere no metabolismo dos ácidos graxos, aumentando sua síntese ou dificultando sua utilização. A esteatose é causada por agentes tóxicos, desrregulação da dieta, distúrbios metabólicos por alterações genéticas como também por hipoxia, principalmente por interferirem no metabolismo lipídico. Um exemplo de esteatose hepática tem como causa o uso abusivo de álcool alterando a produção de energia desse órgão, dessa forma inflamando-o e causando hepatomegalia. Devido à fibrose da cirrose, este vai diminuindo suas dimensões, há destruição dos vasos causando atrofia do fígado e cronicamente a diminuição deste é consequência, ocorrendo numa fase final dessa patologia.
terça-feira, 10 de agosto de 2010
Iniciamos a aula de patologia falando um pouco sobre o comportamento normal das células em respostas a situações de estresse em que há necessidade de adaptação com intuito de manter o bom funcionamento de suas funções, ou diante da incapacidade de se adaptarem, sofrendo lesões irreversíveis, podemos falar um pouco sobre necrose celular. Deixo este link que fala um pouco sobre a etiologia da necrose, assim como mudanças na morfostase e homeostase.
"Conceitos e caracterização dos processos envolvendo a morte celular, com ênfase nas modificações morfológicas."
terça-feira, 3 de agosto de 2010
Patologias Gestacionais
Situações que observo em meu trabalho como digitadora de laudos médicos e sempre tento correlacionar com meus estudos são as patologias gestacionais. Cito como exemplo o Aborto. Chama-me a atenção por ser comum entre as mulheres da nossa realidade, independente de idade e classe social. Deixo para todos este link com explicações e alguns depoimentos: http://www.floresti.com.br/site/?p=62
Abraços!
Abraços!
Assinar:
Postagens (Atom)